• INSTI
    GANDO
    A
    EMPRE
    ENDER

Conectar,
Integrar, Atrair

Na nova economia, o termo inglês hub ganhou notoriedade. Originalmente representa o eixo de uma roda, onde os raios se encaixam e convergem. Daí surge a inspiração para aplicá-lo no mundo dos negócios. No hub, está a concentração, o ponto de partida ou de chegada e dele irradiam informações, atraindo empreendimentos e empreendedores.

O Floripa Business Hub tem essa missão: ser a conexão entre os empreendedores e/ou investidores e a cidade de Florianópolis.

– físico ou virtual – onde estão as informações necessárias para viabilizar o investimento na região.

Associadas na ideia e nos esforços de internacionalizar a economia de Floripa, ACIF e ACATE instalaram um escritório em Boston (Massachusetts – EUA), como parte de um constante trabalho de atração, aproximação e apresentação da capital catarinense como oportunidade de negócios, dona de alguns dos melhores indicadores do país.

No SXSW, em Austin (Texas – EUA), maior evento de economia criativa do mundo, ACIF e ACATE, junto com outras entidades lançam o Floripa Conecta, na sede da Dropbox, uma gigante da área de armazenamento e compartilhamento de dados. O evento, no início de março deste ano, reuniu 300 pessoas em um ambiente perfeito para network do mundo digital, com música e confraternização. A missão que voltou aos Estados Unidos também foi a Boston e visitou o MIT (Massachusetts Institute of Technology) Media Lab, uma referência mundial em pesquisa e desenvolvimento e outras empresas de grife do setor. A troca de experiências e a prospecção de oportunidades para Floripa foram importantes, mas a missão foi útil, sobretudo, para conhecer melhor o ambiente de negócios dos EUA e inspirar a ACIF e seus parceiros a inovar cada vez mais para atrair investimentos e firmar boas parcerias.

O Floripa Conecta, em agosto próximo, deve receber mais de 65 mil pessoas e movimentar R$ 40 milhões na economia da capital catarinense. Resultado da conexão entre iniciativas públicas e privadas, sua criação destaca as potencialidades da cidade, como belezas naturais, a gastronomia e um ambiente propício à inovação, ao turismo e à tecnologia. A proposta é tanto criar oportunidades quanto fortalecer o desenvolvimento regional.

Nossos patrícios, up to date!
A ACIF foi ao Web Summit Lisboa

Portugal é a bola da vez na Europa da atualidade! O país se tornou um dos destinos turísticos preferidos do Velho Mundo e está em franco crescimento, em especial nos serviços, eventos e tecnologia. A conciliação entre o antigo e o inovador se expressou com perfeição no Web Summit 2018, em Lisboa, com números superlativos: 69.304 inscritos de 159 países (misturando seus idiomas e culturas) e mais de 1.200 palestrantes!

Conteúdo impressionante em qualidade e volume e a oportunidade de ampliar as redes de contatos nas inúmeras reuniões ou nos muitos cafés do evento. A missão da ACIF participou de encontros – tão relevantes quanto promissores, compartilhando experiências e interagindo com profissionais de grandes marcas ou startups. O Web Summit mostrou que as conexões, o compartilhamento, a criatividade, a cultura e a inovação serão determinantes para empreendedores e empresas que pretendem avançar em seus negócios. Também foi extremamente útil como benchmarking para um novo e arrojado capítulo da economia da capital catarinense: o Floripa Conecta.

69.304

INSCRITOS DE 158 PAÍSES

1.200

PALESTRANTES

Coquetel de
Negócios

Um modelo novo e instigante para que os empreendedores apresentem e ofereçam as vantagens de seus produtos e serviços em um minuto e meio, em sete grupos diferentes, cada um com sete empresas. Em um ambiente descontraído e inclusivo, surgem diversos negócios e muitos bons contatos para futuras parcerias.

6

EDIÇÕES
REALIZADAS

Parceria SEBRAE/SC

Aliado histórico das entidades empresariais, o SEBRAE/SC foi parceiro em iniciativas da ACIF Jovem (Assembleia Geral do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores e Projeto Mentoria), no EmpreendeToLab e na Sessão de Negócios(ambos da ACIF Mulher).

Espaço do Empreendedor

Mais tempo para empreender e (cada vez) menos para a burocracia. Esse é o objeto de desejo da ACIF e os esforços da entidade estão conjugados com o Programa Floripa Empreendedora, concebido para simplificar e desburocratizar a abertura de empresas, do qual surgiu a Rede de Atendimento ao Empreendedor. A Rede é composta por unidades do Espaço do Empreendedor, que oferece informações e orientações, incentiva a legalização de negócios informais, facilita a abertura de empresas, entre outros serviços.

A ACIF patrocinou a montagem de um desses espaços com a oferta de equipamentos técnicos.

ACIF apoia a Lei de
Desburocratização!

Uma Lei para
(ajudar a)
Empreender

Um ambiente favorável ao empreendedorismo não combina com burocracia e lentidão nos processos que autorizam a abertura de negócios. A Prefeitura de Florianópolis – por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – está preparando um novo cenário conveniente à geração de empregos, renda e oportunidades com a ‘lei da desburocratização’. Um empreendimento pode ser aberto em até 48 horas, mediante autodeclarações de conformidade com as leis sanitárias, de segurança, ambientais, fiscais etc. – entre muitas outras vantagens.

O projeto de lei, foi discutido amplamente pelos órgãos envolvidos na abertura de empresas e dezenas de entidades de classe e empresariais, além do SEBRAE/SC e deve ser votado ainda no primeiro semestre pela Câmara de Vereadores da capital. Sua vigência pode fazer de Florianópolis uma referência em cidade propícia a novos negócios.

A ACIF acompanhou e opinou sobre o projeto de lei desde o início dos debates – e prosseguirá apoiando-a até sua sanção.

Cocreation Lab

‘Trabalho colaborativo’ e ‘ideias inovadoras’ são expressões-chaves para a estratégia da ACIF no fomento ao empreendedorismo. E o CoCreation Lab é um dos ambientes perfeitos para desenvolver essas atividades e reforçar a vocação de smart city da capital catarinense. Iniciativa do Centro Sapiens, instalado no Museu da Escola Catarinense (centro) e gerido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), o CoCreation Lab, que é uma pré incubadora, recebeu o apoio de R$ 29.400,00 da ACIF, abrangendo cinco projetos.

Foram 16 ideias inscritas no edital e destas,
foram selecionadas as seguintes:

FLORIPAnoPRATO – plataforma focada em avaliações de restaurantes por vídeo;

Ginke – plataforma de entretenimento e fidelização de cliente, (conceder pontos e descontos para os clientes através de jogos e assim fidelizá-los);

KAAS – plataforma que permite disponibilizar e alugar cozinhas;

Nitemapp – plataforma para facilitar a vida noturna, servindo como um mapa das festas e atividades que ocorrem na cidade;

Releituras Livro Acessível – livros acessíveis para deficientes visuais, pessoas com problemas que impedem a concentração, dentre outros. Os livros são em formato de radionovela.

Projeto Mentoria

Amigo é para essas coisas!

Na Grécia de Homero, nove séculos Antes de Cristo, o mentor era um amigo e conselheiro. Na atualidade, os mentores são guias, que transferem conhecimentos e experiências. Mas o projeto da ACIF Jovem conseguiu combinar os dois significados e daí vem grande parte do sucesso da iniciativa

Empresas emprestaram seus associados ou executivos para transferir conhecimento, ampliar a rede de contatos (e mostrar como bem utilizá-la), minimizar os riscos da gestão, inovar e semear as vantagens do associativismo para jovens empreendedores. A receita foi tão vencedora que gerou amizades, negócios e novas adesões à ACIF Jovem e à ACIF.

Participaram do projeto nas edições de 2017 e 2018 as empresas: Dígitro, Laboratório Santa Luzia, Vocali, CELESC, Nazário Advocacia, Nanovetores, Grupo All, Dot Group, Darwin Startups, 1007, Action Coach, Fogassa Maquetes, IBCAA, BlueTicket, Contentools, Neto Eventos, Restaurante Ostradamus, Meu Copo Eco, Clarius Consultoria, Empresa Autogerenciável, e Making Consultoria e Sistemas

O difícil é saber quem
ganhou mais.
Mentorados
ou mentores!

Participação de 58
pessoas
entre mentores
e mentorados.

Junior Achievement

A palavra convence, o exemplo arrasta!

A Junior Achievement tem o DNA da iniciativa privada – nasceu na General Motors, nos Estados Unidos, há mais de um século e ganhou o mundo, promovendo a educação empreendedora entre jovens estudantes. Dinâmicas criativas que fomentam o desenvolvimento pessoal, desvendam o mundo dos negócios e estimulam a ideia da meritocracia, facilitando o acesso ao mercado de trabalho. Os jovens adoram e jamais esquecem!

Parceria com
ACIF desde 2017.

140

pessoas impactadas

Conheça ‘um clássico’ da JA:

Miniempresa: Experiência prática em negócios, com a organização e operação de uma empresa e os conceitos de livre-iniciativa, mercado, comercialização e produção.

Na ACIF, o programa Innovation Camp se destacou por reunir equipes de jovens com vocação empreendedora, entre 15 e 25 anos, que recebiam desafios específicos e a missão de desenvolver soluções para o mundo dos negócios.

CMAA

A arbitragem e a mediação de conflitos são instrumentos de larga eficiência e historicamente consagrados na solução de litígios e entraves empresariais. A ACIF posicionou-se em favor destas soluções e lançou, em 2018, a Câmara de Mediação e Arbitragem ACIF (CMAA), com um perfil moderno, estruturado e financeiramente competitivo.

Quase 100 pessoas, entre empresários, operadores do Direito e associados da ACIF foram conhecer a CMAA e acompanhar as palestras dos experts nacionais – os advogados Renato Stephan Grion e Fernanda Rocha Lourenço Levy.

Outras Vantagens

icoine
Especialização dos
mediadores e dos árbitros

icoine
Agilidade, em especial se
comparado ao ritmo da
Justiça Comum

icoine
Flexibilidade

icoine
Confidencialidade

icoine
Economia

Apoio Institucional

cmaa.org.br

Café da Manhã com Arbitragem

Palestrantes Dr. Joaquim de Paiva Muniz e Dr. Francisco Maia Neto.

SECMASC

Co realização do VII Seminário de Mediação e Arbitragem de Santa Catarina.

Oficinas de Arbitragem da ABEARb

Direcionadas ao público acadêmico.

Encontro CMAA

Arbitragem na Administração Pública – palestrantes Dr. César Guimarães Pereira, Dr. Filipe Wildi Varela, Dr. Rodrigo Valgas.

Dia de Mediação e Arbitragem na ACATE

Um encontro organizado pelo grupo de investimentos da ACATE, sobre os temas mediação e arbitragem.

Meeting de Arbitragem

Seccional OAB Joinville – palestrante Dr. Marcelo Roberto Ferro

550 participantes