• RECONHECIMENTO

Valorizar o que
é nosso

Posse e 102 anos da entidade

A posse da diretoria liderada por Luc Pinheiro, que ocorreu simultânea com a comemoração dos 102 da ACIF, foi marcada pelo tema ‘Valorizar o que é nosso’ – e reuniu talentos da música local, em um espetáculo de improvisações que encantou os convidados.

A entidade reconheceu as seguintes
personalidades, empresas e instituições:

Medalha Emílio Blum | Camerata Florianópolis
Medalha Emílio Blum | Jornalista Sérgio da Costa Ramos
Medalha Carl Hoepcke | Restaurante Ostradamus
Medalha Carl Hoepcke | DOT Digital Group
Ordem do Mérito Empresarial | Alaor Tissot

Em ambos os eventos foram
homenageadas pessoas e empresas
associadas há 15 e 25 anos.

Desvendando
o novo

103 anos da ACIF

O inquieto Renato Mendes, ex-executivo da Netshoes, mentor na Endeavor (organização de apoio ao empreendedorismo) e colunista na revista ‘Época Negócios’, provocou o público que foi ao Teatro Pedro Ivo na noite em que a ACIF comemorava seus 103 anos de fundação. “Na nova economia, os modelos mentais devem ser recriados. É preciso pensar na perspectiva e na velocidade de uma start up”, sentenciou.

Este modelo de pensar e atuar de forma ágil, questionando velhos paradigmas que nortearam diversos projetos ao longo da gestão, se tornou uma referência para a entidade.

Nossa entidade também reconheceu quem contribuiu para melhorar nossa cidade, nas mais diversas áreas:

Medalha Emílio Blum | Ironman Brasil
Medalha Emílio Blum | Banda Dazaranha
Medalha Carl Hoepcke | Hospital Baía Sul
Medalha Carl Hoepcke | Resultados Digitais
Ordem do Mérito Empresarial | Ody Varella

Medalha Emílio Blum

Em homenagem ao fundador e primeiro presidente da ACIF, a Medalha Emílio Blum é conferida às pessoas físicas ou jurídicas, do setor público ou da iniciativa privada, associada ou não à ACIF, que tenha prestado relevantes serviços à sociedade de Florianópolis.

Medalha Carl Hoepcke

A Medalha Carl Hoepcke é um tributo ao primeiro grande empreendedor de Florianópolis e concedido às pessoas físicas ou jurídicas associadas à ACIF, que tenham se destacado pelas atividades empresariais e econômicas desenvolvidas em Florianópolis

Ordem do Mérito Empresarial

É outorgada às personalidades municipais, estaduais, nacionais ou estrangeiras, por relevantes serviços prestados à ACIF ou às áreas empresarial, econômica, financeira, de ciência, de tecnologia, de serviços comunitários e/ou cultural.

Prêmio ACIF Mulheres que Fazem a Diferença

O protagonismo feminino em evidência

Metade dos negócios do país está nas mãos femininas, além dos muitos nos quais a presença delas está dissimulada. O Prêmio ACIF Mulheres que Fazem a Diferença é o reconhecimento da entidade ao papel feminino na sociedade – porém, mais do que isso, dá luz à excelência de trabalhos capitaneados por mulheres em diferentes áreas. Com 119 inscrições e abrangendo a região metropolitana da capital, a sexta edição do Prêmio amplificou o sucesso dos eventos anteriores.

Veja quem fez a diferença em 2019:

Joana de Jesus
Negócios

Darcy Vitória de Brito
Terceiro Setor

Ana Paula Calaes
Educação

Fernanda Gonçalves Martins
Cultura

Andrea Antonia Teixeira
Esportes

Mariana Torquato
Influência Digital

A iniciativa e a execução do Prêmio é do Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária – ACIF Mulher, que forma lideranças femininas, inspirando-as, conectando-as e promovendo negócios.

A Fé, materializada em Patrimônio Nacional

Foi o ex-presidente Armando Gonzaga o autor da iniciativa, em 2006 – e desde então a ACIF assumiu como bandeira o reconhecimento da Procissão de Senhor dos Passos de Florianópolis como patrimônio cultural imaterial. Em 2018, finalmente, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) formaliza o tombamento cultural desta que é uma das maiores e mais autênticas manifestações de fé do Brasil, realizada desde 1766.

É uma catarse coletiva, expressando, além da fé, mensagens de paz, amor e solidariedade. Além disso, atrai milhares de visitantes à cidade, promovendo um segmento de turismo de largo potencial.

Concerto Senhor Jesus dos Passos

O esforço que representou – e a dimensão da conquista – o reconhecimento da Procissão Senhor Jesus dos Passos como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil esteve simbolizado no Concerto Senhor Jesus dos Passos, promovido em dezembro de 2018, pela ACIF e a Irmandade Senhor Jesus dos Passos.

O Arcebispo Metropolitano de Florianópolis Wilson Tadeu Jönck abençoou o público e louvou o reconhecimento da manifestação religiosa secular. A Camerata Florianópolis, sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca, interpretou músicas que marcaram a história da procissão. O espetáculo teve o reforço dos corais São Francisco de Assis e do Imperial Hospital de Caridade

Prêmio ACIF de Jornalismo

Uma bem-sucedida combinação entre o reconhecimento público à competência profissional, o estímulo à produção editorial de temas candentes de nossa cidade e o resgate da memória

TEMAS

2017

Empreendedorismo em Florianópolis

Prêmio Especial do Júri para

Thomaz Lira Gomes

Revista Pequenas Empresas
Grandes Negócios

2017

Empreendedorismo em Florianópolis

Prêmio Especial do Júri para

Graziani Ubiali

Série de reportagens SC
Tecnológica, do SBT SC
Homenagem ao jornalista Rômulo Coelho

Rômulo Coelho foi um protagonista do mercado de comunicação catarinense, com forte atuação em rádios e TVs, em programas se tornaram capítulos consagrados da história do jornalismo e do entretenimento. Professor de Jornalismo da Unisul, dividiu seu legado com várias gerações de profissionais. Natural de Florianópolis, faleceu em 15 de maio de 2018.

A Memória, aos nossos olhos

Há muitas maneiras de contar uma mesma história e certamente recorrer à fotografia é uma forma tanto interessante quanto instigante de fazê-la. Afinal, cada momento da vida, quando congelado em imagens, ganha um significado mais amplo do que a história narrada oral ou literalmente. Na obra ‘Uma Associação de grandes ideias’, Carlo Manfroi resgatou os 103 anos de intensas e profícuas atividades da ACIF e exibe-as em ricas e expressivas representações visuais, proporcionando ao leitor a oportunidade de contextualizar cada época e seus personagens.

Com este trabalho, Manfroi também reverencia os fotógrafos que, ao longo de um século, construíram um acervo de excepcional valor para toda a sociedade.