• REPRESENTATIVIDADE

Nova marca: Inovar e Renovar, sem abrir mão da Essência

Criar uma marca é uma tarefa tão complexa quanto corajosa. Significa rever seu código genético corporativo: sua missão, seus propósitos, seu relacionamento com o ambiente e com as pessoas. Uma marca é algo imensamente mais profundo do que o logotipo – é a própria natureza de uma organização

A ACIF encarou esse desafio e mergulhou em sua essência centenária, construindo um novo posicionamento, no qual sua missão original está reforçada – compromisso com os associados e com a cidade – e trouxe uma moderna e inovadora identidade visual.

Prosseguiremos nos posicionando para representar.

Respeitando a diversidade e os opostos e obtendo o melhor de cada lado.

Valorizando e trabalhando pelo – e com – o coletivo.

E jamais esquecendo que uma associação é uma união de pessoas.

Pulsar é movimentar por meio de impulso, impelir. É com esse propósito que a ACIF está comprometida. Impelir para gerar prosperidade, evoluir na qualidade de vida, promover o desenvolvimento sustentável.

Representar

Tradição

Liderar

Capacitar

Atrair

Impulsionar

Rede

Comunidade

Gerar prosperidade

Conectar

Empreender

Catalisar

Criar em Floripa, mostrar para o mundo

manifesto

“A cidade é um organismo vivo, unido, consciente, organizado Capaz de construir, acelerar, valorizar e representar

E para enaltecer o melhor da cidade Construímos juntos o amadurecimento da sociedade Aceleramos ideias capazes de modificar cenários Valorizamos o passado, agimos no presente e projetamos o futuro Para representar quem nos representa A cidade nos faz plurais, emanando visões que moldam nossos pontos de vista A cidade nos faz ouvir, seus sons guiam mercados e direções A cidade nos faz sentir, vibrando coragem,
determinação e empatia A cidade nos faz pulsar, agindo para mudar e empreendendo para evoluir

A cidade nos faz plurais, emanando visões que moldam nossos pontos de vista A cidade nos faz ouvir, seus sons guiam mercados e direções A cidade nos faz sentir, vibrando coragem, determinação e empatia A cidade nos faz pulsar, agindo para mudar e empreendendo para evoluir

A cidade é nômade. Transita entre tudo e todos. Recebe e é recebida Não esquece das tradições e muito menos de onde quer ir Move, dança, arde, muda Não importa o tempo, a magia acontece Quando nos sentimos Mané Já somos daqui

E nesta cidade, a voz que dita o ritmo tem influência De empresários, de líderes, de exemplos, de gente. Da gente

E nós, nascidos aqui ou não, acreditamos Que o olho no olho ainda é olho no olho Que CNPJ pode sim ter coração Acreditamos que lideranças podem ser desenvolvidas Para realizar a mudança dentro e fora dos nossos negócios E o nosso maior negocio é a vida com qualidade

Quem sente Floripa pulsa Floripa, estando aqui ou não. Somos feitos de tradição e beleza, de magia e paixão De garra, de renda, de onda e de som. O ritmo determina a velocidade com que devemos chegar Com objetivos em comum chegamos em grupo, em coletivo.
Chegamos juntos

Você está ouvindo?
Somos a história fazendo o futuro
Somos o ritmo
Somos o Pulso
Somos Floripa
Somos ACIF.

O peso dos tributos
no dia a dia

O combate à elevada carga tributária Conselho Superior brasileira é uma missão que se renova na pauta da ACIF – e uma de suas principais
frentes está sob a responsabilidade da ACIF Jovem, com o Feirão do Imposto, que nasceu em Santa Catarina, em 2002. A ação foi nacionalizada e executada pelos núcleos de jovens empreendedores, com um modelo de fácil compreensão para a população. Produtos são exibidos em público com o preço final isento de tributação, mostrando o excesso de carga tributária suportada pela população. A ACIF Jovem vendou água mineral sem os impostos e distribuiu materiais para conscientizar os milhares de interessados que acompanharam o evento, que também recebe boa cobertura da imprensa.

Conselho Político:
Presença Empresarial
na Atividade Política

O Conselho Permanente de Assuntos Políticos foi criado em 2016 e teve uma participação marcante nas eleições municipais daquele ano, com a elaboração do documento “Propostas da ACIF para Florianópolis”, entendidas como essenciais para o desenvolvimento da cidade e para uma gestão pública eficiente. Em 2018, no pleito estadual e nacional, foi parte da iniciativa ‘Voz Única’, da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), com as reivindicações e sugestões aos candidatos ao Legislativo e Executivo catarinense.

Propósitos

• Fortalecer a representatividade empresarial no meio político

• Fiscalizar a gestão pública

• Sugerir propostas e ações em favor do desenvolvimento e fortalecimento da economia da Grande Florianópolis

Composição

• Membros da Diretoria Executiva da ACIF

• Membros do Conselho Superior da ACIF

• Presidente da Diretoria Executiva e do O combate à elevada carga tributária Conselho Superior

Voz Única

Iniciativa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), o Projeto Voz Única propôs unificar a manifestação da empresarial em favor das mais nevrálgicas demandas e bandeiras para promover o desenvolvimento econômico de Santa Catarina.

A ACIF participou na elaboração da cartilha que foi encaminhada e discutida com os políticos estaduais e federais.

• Encaminhado 136 ofícios para candidatos a deputado estadual e federal

• Ativa participação no evento ‘Voz Única’, promovido em conjunto com a FACISC, com a presença de diversos candidatos e empresários da Grande Florianópolis

Frente Parlamentar

Um olhar de lupa nos projetos da Câmara

Iniciativa do vereador Miltinho Barcelos, na qual a ACIF tem a parceria de outras entidades empresariais, a FP acompanha todos os projetos que tramitam na Câmara Municipal de Florianópolis e que provocam impactos direta e indiretamente à classe empresarial. A partir da análise e do debate, é possível obter alterações ou reivindicar o arquivamento ou extinção do projeto.

468

projetos de lei apresentados para análise e posicionamento da entidade pela frente parlamentar

73

PROJETOS APROVADOS

98

PROJETOS ARQUIVADOS

297

PROJETOS TRAMITANDO

Floripa Sustentável

Olhando para o futuro, qual a imagem de Floripa que lhe ocorre? Se a ideia for de uma cidade sustentável ambientalmente, com planejamento urbano, com o crescimento econômico pautado nas vocações da cidade e indutor do desenvolvimento social – parabéns! Estamos juntos no mesmo esforço, sintetizado no Floripa Sustentável!

O movimento é um grupo apartidário, que reúne profissionais autônomos, ONGs, entidades de classe, empreendedores, estudantes e apaixonados em geral pela cidade.

O movimento foi lançado em 2017, com quase 50 entidades, e tem na ACIF uma de suas locomotivas.

Desde o seu lançamento, foram realizadas missões empresariais, workshops e estudos técnicos e urbanísticos com o intuito de propor uma cidade melhor para todos.

P R O J E T O S • O L H A R C R Í T I C O • M U D A R
A M E N T E D A S P E S S O A S • M O B I L I D A D E
C E N T R A L I D A D E S • T E C N O L O G I A • P E S S O A S
E M P R I M E I R O L U G A R • E C O N O M I A C R I A T I V A
T U R I S M O • V E R T I C A L I D A D E • P A R Q U E S
CULTURA • INTERCÂMBIO

Observatório Social

O Observatório Social de Florianópolis é um valoroso instrumento em favor da transparência e da correta gestão pública, constituído por cidadãos dos mais diferentes perfis. Alinhada com esses propósitos, a ACIF apoia o OS Florianópolis e em 2018 fez mais: contribuiu com o Projeto Fazer – Observatório Mirim, que leva a educação fiscal às escolas municipais, despertando nas crianças a importância da ética e cidadania, recorrendo à descontração, teatro e música.

Parceria renovada para 2019

Juntos, somos mais…

[fortes]

[representativos]

[eficientes]

O último biênio foi marcado por uma inédita e saudável unidade das entidades empresariais de Florianópolis. Em articulações como Floripa Sustentável ou no COMDES (Comitê Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis), as bandeiras do desenvolvimento sustentável e da defesa do
Estado Democrático de Direito promovem ações comuns e bem-sucedidas.

Mas a parceria entre a ACIF, ACATE e CDL é um dos capítulos de especial relevo desta história! Juntas, somam quase 12 mil associados e 150 anos de trajetória em favor da cidade e de Santa Catarina, além de uma pauta política, econômica e social compartilhada. As primeiras iniciativas desta aliança são promissoras!

Os primeiros resultados desta aliança são estimulantes! O Inova + Ação, por exemplo, foi um evento realizado no Centrosul, fruto da parceria entre a ACIF e a CDL, com mais de 10h de programação e 20 palestras simultâneas, para centenas de participantes.

CDRs

Os Conselhos de Desenvolvimento Regionais são instrumentos de grande alcance e capaz de bons resultados na promoção do desenvolvimento socioeconômico e ambiental sustentável – inclusive por reunir muitas entidades de forte representatividade.

A ACIF teve intensa
participação nos últimos
anos:

Participou da criação e implementação do quinto CDR – o Codesul, representando a região sul da Ilha de Santa Catarina.

Construiu e executou seu Plano de Comunicação.

Promoveu a padronização dos materiais impressos e digitais e também as apresentações visuais dos cinco CDRs (CODENI, CODECON, CODECEN, CODELI e CODESUL) nas redes sociais e plataformas de relacionamento digital.

122

reuniões
realizadas

3.552

pessoas
presentes

116

novas entidades
se associaram aos CDRs
realizadas

Lei da Política Participativa

A ACIF participou ativamente do processo que culminou com a aprovação pela Câmara Municipal de Florianópolis, da lei 10.461/2018, sancionada pelo prefeito Gean Loureiro, que destina o equivalente a R$ 16 milhões a projetos selecionados pelas entidades associadas aos CDRs – e executados pela Prefeitura. Foram quase seis anos de debates, encaminhamentos, e negociações.

Descentralização • Decisões compartilhadas nas bases das
comunidades • Fortalecimento das representações
Aumento de representatividade

Onde tem empresário, tem gente!

A campanha lançada na gestão do expresidente Sander DeMira humanizou a figura do empresário (tantas vezes mal compreendida), exibindo o quanto as pessoas que empreendem assumem grandes riscos e enfrentam desafios que muitas vezes representam vidas de dedicação, sem garantias de sucesso.

Onde tem empresário, tem gente teve tamanho êxito que foi adotada por 17 Associações Empresariais e CDLs catarinenses, além da FACISC. Onde tem empresário tem inovação, qualidade de vida e oportunidades – e é claro, tem gente!

CONTA MAIS

142 mil

visualizações

FAKEBURGER

30.200

visualizações

VÍDEO INSTITUCIONAL

28.500

visualizações